A estrela Proxima Centauri está a meros 4 anos-luz da Terra, tornando-se o vizinho estelar mais próximo do nosso próprio Sol e um alvo perfeito para o Telescópio Espacial Hubble.
Nesta foto do telescópio Hubble, a Proxima Centauri brilha como um brilhante ponto, mas esta aparência é enganadora. Na verdade, a estrela é invisível a olho nu quando vista da superfície da Terra.
![]() |
| Clique para ampliar |
A Proxima Centauri possui uma luminosidade média muito baixa e uma massa de aproximadamente um oitavo do sol, de acordo com a descrição da imagem elaborada pela NASA. Apesar desta obscuridade, ocasionalmente, o brilho da Proxima Centauri aumenta. Os astrônomos chamam isto de “estrela em chama”, como processos de convecção dentro do corpo da estrela dando origem a mudanças aleatórias e poderosas no brilho.
“Os processos de convecção não apenas desencadeiam explosões brilhantes de luz, mas, juntamente com outros fatores, indicam que a Proxima Centauri viverá uma vida bem longa”, explicaram oficiais da NASA. “Os astrônomos prevêem que esta estrela permanecerá viva por mais quatro trilhões de anos, cerca de 300 vezes a idade do universo atual.” Os cientistas estimam que o universo tem aproximadamente 13,8 bilhões de anos.
Os cientistas utilizaram o Wide Field and Planetary Camera 2 (WFPC2) do Telescópio Espacial Hubble para capturar a nova vista da Proxima Centauri. A imagem não mostra as outras duas estrelas que formam o sistema estelar triplo com a Proxima Centauri. Suas duas companheiras, Alpha Centauri A e B, encontram-se fora do quadro.
O sistema estelar Alpha Centauri é a casa de ao menos um exoplaneta, o Alpha Centauri Bb, que orbita a Alpha Centauri B. É o exoplaneta mais próximo conhecido da Terra. [Space]

Nenhum comentário:
Postar um comentário